
Como saber que lá havia algum perigo à nossa volta? Mas toda vez que você se conecta a uma rede Wi-Fi insegura, você está colocando sua vida privada em risco. Isso porque, redes inseguras podem expôr você a um hacker que pode facilmente ler as suas mensagens, roubar seus logins, senhas e detalhes de cartão de crédito.
Neste exato momento, você provavelmente deve ter em sua mente a imagem de um jovem anarquista anônimo usando um capuz, sentando em frente de um PC em um quarto escuro com latas de Red Bull espalhadas por todo lado. Pessoal, isto não é um episódio de Mr. Robot - é uma ameaça real e não leva muito tempo para um hacker atacar você.
Hotspot falsos enganam a todos
Um grupo de pesquisadores de segurança para mobile da Avast Software fez um trabalho para provar o quão fácil é para acessar informações pessoais de outras pessoas. Eles fizeram um experimento em San Francisco – uma cidade digitalmente progressiva, certo? – para ver quantas pessoas se conectariam à uma Wi-Fi grátis. Eles criaram redes de Wi-Fi falsas e as nomearam com nomes conhecidos como Xfinity, Google Starbucks, e Starbucks. Starbucks é uma das redes mais populares, portanto é fácil de convencer as pessoas a conectarem seus dispositivos à ela. Em sete horas, 264 pessoas conectaram-se à rede de Wi-Fi falsa, gerando 512.000 pacotes de dados.
Como isso poderia acontecer?
O problema é quando seu dispositivo conecta-se a um SSID desconhecido em seu café favorito, a próxima vez que você visitar o local, o seu aparelho tenta conectar-se à uma rede com o mesmo nome. Este tipo de ocorrência comum se torna um problema porque ele pode ser usado de maneira criminosa por um hacker. Armado com algumas informações básicas, um hacker pode descobrir o que você está fazendo e até mesmo que tipo de dispositivo você tem. Depois de um dia rodando com um tablet, nossos pesquisadores juntaram algumas estatísticas.
- 52% das pessoas conectaram-se via um aparelho Apple
- 42% conectaram-se via um dispositivo Android
- 10% conectaram-se via tablet ou notebook
Grande coisa, você diria... Qualquer pessoa pode ver que tipo de dispositivo eu estou usando. Mas espere! Tem mais! Nossos pesquisadores descobriram que
- 70% das pessoas têm o aplicativo Facebook instalado
- 30% deles têm o aplicativo Twitter instalado
- 30% deles acessam um serviço Google
- 20% navegaram em uma página na internet
Não estamos muito longe de irmos mais fundo e roubarmos contatos, fotos, e-mails e nomes de usuários (mas os pesquisadores pararam antes disso para não serem presos) E devido ao fato de que todos nós usamos a mesma estúpida senha em todos os nossos aplicativos, de mídia social a contas bancárias, o vilão encapuzado agora tem possessão de suas credenciais de login e pode potencialmente roubar mais do que dados. Se você não notou uma insinuação dramática ali, eu deixarei isso bem claro – um hacker pode roubar seu dinheiro e identidade – tudo isso por uma conexão efetuada por você, mesmo que rapidamente, à uma Wi-Fi grátis.
OK, então. Como me proteger quando eu uso uma Wi-Fi grátis?
Para evitar um potencial roubo de suas informações privadas, você basicamente tem duas opções: Parar de usar Wi-Fi inseguras ou garantir que você sempre terá uma conexão segura ao usar uma VPN (virtual private network - rede virtual privada) Avast SecureLine VPN.
Uma VPN soa extremamente técnico, e na verdade é mesmo, mas é muito fácil para qualquer pessoa usar. Os desenvolvedores do Avast mobile security criaram o SecureLine para lhe fornecer uma conexão privada, segura e confiável para seus dados nas redes de computador na internet. Seus dados de entrada e saída são criptografados e viajam em um "túnel" privado e são descriptografados do outro lado.
O Avast SecureLine VPN criptografa conexões em Wi-Fi públicas inseguras e permite que você navegue anonimamente. O aplicativo também permite que você escolha o local do servidor o qual você gostaria de se conectar, assim você pode assistir e ouvir a conteúdos restritos ao seu país de residência quando estiver viajando.
A não ser que você seja Jason Bourne, viver perigosamente não deveria incluir a perda de sua identidade, portanto, adquira uma VPN para seus dispositivos móveis. Você pode voltar a viver perigosamente quando logar-se ao Tinder.
Escritos por
